Em época que a crise do governo federal anunciou a redução de recursos para universidades e hospitais federais e que asaúde pública vive uma crise em Santa Maria, surge uma boa notícia para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) vai receber R$ 3,6 milhões do governo federal. O dinheiro foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde e faz parte das ações do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), desenvolvido e financiado em parceria com o Ministério da Educação.
Segundo o gerente administrativo do Husm, João Batista de Vasconcellos, a verba será utilizada para o pagamento de prestadores de serviços e compra de materiais de consumo.
Além do Husm, outros três hospitais do Rio Grande do Sul Hospital Escola da UFPEL, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior em Rio Grande receberão recursos, num total de R$ 14,3 milhões.
Os valores passados são definidos de acordo com indicadores e metas de desempenho de cada hospital. Esse montante, pago em parcela única, vai reforçar o orçamento das instituições universitárias que comprovaram o cumprimento das metas de qualidade relacionadas a porte e perfil de atendimento, capacidade de gestão, desenvolvimento de pesquisa e ensino e integração à rede do Sistema Único de Saúde (SUS) local.
"